SELLERINK BLOG
17set/18

IMPRESSOS DE SEGURANÇA E VALORES

Fraudes: Cheques Roubados, Falsos, Clonados ou Adulterados

chequeclonado

Cheques, principalmente pré-datados, são alvos fáceis de estelionatários que, com alguma técnica ou muitas vezes nenhuma, mudam seu valor. Os golpes variam desde a adulteração grosseira - na qual 6 reais podem virar 600 - até a utilização de produtos químicos que "lavam" o valor escrito, canetas que apagam com borracha (sempre utilizar a própria caneta pra assinar, não aceitar canetas de terceiros), montagem e colagem de folhas e clonagem de talonários.

Segundo a ABRACHEQUE (Associação Brasileira das Empresas de Informação, Verificação e Garantia de Cheques), o avanço da tecnologia e o aperfeiçoamento das máquinas de impressão facilitam a ação dos fraudadores.

Uma estimativa da ABRACHEQUE indica que cerca de 20% cheques devolvidos no ano, tenham como causa da devolução roubo, clonagem ou outras fraudes.
Este, de certa forma, é outro tipo de fraude ligado ao conceito de "Roubo de Identidade".
Em defesa da demora dos bancos nos ressarcimentos, deve se dizer que eles também são vítimas dos golpistas e em muitos casos tambem de aproveitadores que simulam falsos golpes. Por esta razão é justo que sejam feitas todas as necessárias e, infelizmente, demoradas averiguações.

Uma das fraudes mais freqüentes contra o varejo, comércio e os meios de pagamento em geral, é a clonagem de folhas e talões de cheque. Não se considera "fraude" a simples emissão de cheques sem fundos.

Entre as formas de clonagem, estão a manual, em que é utilizada uma folha de cheque verdadeira, com o nome sendo apagado, e a mecânica, onde é usada a impressão a laser de folhas de cheque em nome de usuários verdadeiros ou não.

Nesse tipo de fraude, o consumidor pode ter passado um cheque que foi repassado para uma equipe de fraudadores. Utilizando as informações verdadeiras do cheque do cliente, os fraudadores podem vir a emitir outras folhas falsas.

Para que o cheque seja clonado não é preciso nem que o talão tenha sido furtado ou extraviado. O Banco Central (BC) já recebeu denúncias de que esse tipo de crime pode atingir de surpresa o cliente que está de posse do seu talão. O próprio BC sugere que os clientes dos bancos só emitam cheques nominativos mesmo que o pagamento a fazer seja de pequeno valor.

O BC reconhece que entregar um cheque hoje para um desconhecido é um grande risco. Isso porque esse cheque pode ir passando de mão em mão e cair nas garras de um criminoso. Com o cheque em mãos, a quadrilha pode clonar um talão inteiro, colocando nos cheques falsos a mesma seqüência de numeração do verdadeiro, treinar a assinatura do cliente e sair por aí dando cheques no comércio ou mesmo tentar sacar o dinheiro diretamente no caixa do banco.

Quando o cliente descobrir pode ser tarde. Se o banco não desconfiar e ligar para confirmar a emissão e o valor do cheque, ele só vai descobrir na hora que tirar um extrato para controle e verificação do saldo. Aí a dor-de-cabeça será grande. O cliente terá que entrar em contato com o banco, explicar o que aconteceu, sustar todos os documentos, denunciar o crime à polícia e ao BC e aguardar, pacientemente, que a situação seja resolvida.

Infelizmente os bancos, geralmente, demoram para ressarcir o cliente e ele pode ficar com a conta à descoberto devido aos cheques falsos ou, no mínimo, pagando o cheque especial enquanto o estorno não é feito. O BC informa que é obrigação do banco ressarcir o cliente, inclusive devolvendo também a parcela de juros que foi cobrada no cheque especial por conta do débito do cheque falso em conta corrente.

O cliente que sofreu o golpe pode também continuar recebendo telefonemas de cobrança da praça onde o falsário passou aplicando o golpe. Outro risco é o do cheque ser usado num esquema de lavagem de dinheiro (isso vale sobretudo para cheques de valor mais alto). O cliente dá um cheque sem discriminar para quem em São Paulo e depois pode ser surpreendido com o uso indevido desse documento em qualquer região do País. Até explicar o que de fato aconteceu o cliente inocente pode virar um suspeito até mesmo para a polícia.

Duas modalidades das mais praticadas de golpes com cheques por quadrilhas, são:

Cheque rasurado  (modelo)

1) A rasura quase que microscópica da numeração de cheque, cujo objetivo principal é passar como normal um cheque com ocorrência de roubado. Trata-se de trabalho muito bem feito, realizado por profissionais, e que a olho nu é de difícil identificação, sendo necessário, às vezes, o uso de lupa 10x para sua detecção.

Cheque clonado - Modelo

2) A clonagem/montagem de cheques, seja por fabricação caseira - montagem do cheque através de imagem escaneada que depois é impressa em jato de tinta, por off-set (impressão em gráfica cland.estina) ou então por meio de formulários em branco que foram roubados de alguma agência bancária e sucessivamente completados com os dados de agência/conta/números/cliente... através de impressão laser ou jato de tinta.

Referência e agradecimentos:
Fraudes.org | Banco Central do Brasil | Instituto de Criminalística PR | Casa da Moeda do Brasil

Se você gostou, veja também...

FLEXOGRAFIA SELLERINK on May 28th, 2013

Metalgrafia (Post 6) on October 20th, 2010

A HELIOGRAFIA DE NIÉPCE on January 30th, 2011

A verdade sobre o alimento enlatado ! on November 17th, 2011

METALGRAFIA - FRUTAS EM LATA on May 22nd, 2011

17set/18

Unidade de Negócio: Metalgrafia

Fundada em 1995 e totalmente comprometida com o atendimento a seus clientes, a Sellerink conseguiu lugar de destaque no Universo Gráfico Brasileiro.

Instalada em uma área de 5.000 metros quadrados, em uma planta que segue os padrões internacionais de organização e métodos. Equipamentos de última geração e com grande capacidade de produção, aliados ao rígido controle da qualidade, permitem à Sellerink atender a todas as exigências no fornecimento de tintas gráficas, para diversos segmentos e aplicações.

Parcerias nos dão acesso as melhores matérias-primas e insumos, controladas por um setor de pesquisa que trabalha diariamente na busca da melhoria contínua.

Serviços: Destaque na atuação da Sellerink

A Sellerink tem forte atuação na prestação de serviços aos seus clientes.

São 23 Anos!

Estrutura

RECURSOS MATERIAIS

Veja alguns números que traduzem a estrutura Sellerink:

  • 5.000 metros quadrados de área construída
  • Equipamentos de última geração, incluindo 5 moinhos de esferas e equipamento exclusivo InkMaker para tintas especiais
  • 55  Colaboradores diretos
  • 14 Técnicos, com formação profissional ou superior, todos com atividade profissional regulamentada e amparada
  • Capacidade instalada para produção de 140 toneladas de tintas gráficas
  • 80 ordens de fabricação por dia, apenas de tintas especiais
  • Sistema de prensas hidráulicas para envase semiautomático
  • 550 clientes ativos
  • 18 mil receitas cadastradas e administradas no sistema
  • Média de 12 novos desenvolvimentos por dia

foto-lata0

Unidade de Negócio:

METALGRAFIA

Fatos Rápidos

76%

Das vendas Sellerink são de especialidades

36%

Dos recursos humanos da Sellerink são de profissionais de nível técnico ou superior

62%

Das vendas Sellerink tem entrega entre 4 e 12 horas do pedido.

Sellerink pesquisa, desenvolve e produz tintas metalgráficas desde 1996!

Hoje, tem um portfólio completo de produtos com diferentes recursos, que compreende o que há de mais moderno no segmento, em todo Mundo.

Os principais clientes da Sellerink são as indústrias metalgráficas que atendem as grandes empresas.

A Sellerink tem uma grande expertise para o desenvolvimento técnico e acompanhamento das impressões em embalagens metalgráficas, atendendo a todas as normas a respeito.

Rastreabilidade e Garantia da Segurança da Informação Sellerink

Como garantia do processo, temos um sistema que nos permite rastreabilidade completa da nossa produção.

A codificação das famílias de produtos, neste caso a família LOW ODOR, remetem à formulação de tintas com formulação assegurada e de acordo com as normas do setor.

Toda nossa matéria-prima também segue rígido padrão de qualidade e rastreabilidade.

Nossos fornecedores são certificados e todo lote é remetido com laudo e ficha técnica, que tem arquivo específico, para consulta a qualquer tempo.

Sellerink é certificada ISO 9001:2008 pela Fundação Vanzolini e um dos pontos altos da certificação é justamente o nosso sistema de rastreabilidade, à disposição dos nossos clientes.

Esse cuidado permite, por exemplo, que uma tinta customizada não seja vendida a uma gráfica que não faz parte do sistema de impressão de determinado produto. Como exemplo, uma gráfica que não faz parte do sistema Nestlé não tem acesso as tintas específicas deste end user.

Certificações e Credenciamentos Sellerink

A Sellerink tem todas as certificações e credenciamentos exigidos pelo mercado, sendo os principais:

RoHS

Restriction of use of Hazardous Substances, traduzindo, Restrição ao Uso de Substâncias Perigosas.

A Legislação para RoHS (Restriction of use of Hazardous Substances) inclui a restrição ao uso de chumbo e outras substâncias potencialmente perigosas comumente usadas em equipamentos eletro-eletrônicos.

Conhecida como Diretiva 2002/95/EC, está válida desde 1o.de julho de 2006. Seu objetivo é claro – restringir o uso de 6 substâncias presentes em equipamentos eletroeletrônico (EEE), contribuindo para a proteção da saúde humana e do meio-ambiente. Para muitas organizações, este é um desafio considerável.

NAPIM

Association of Printing Ink Manufacturers

O conteúdo do programa BioRenewable (BRC) da Napim, identifica o uso de bio-derivados de recursos renováveis ​​em formulações de tintas de impressão. Para participação no programa exige-se a apresentação de informações detalhando a quantidade de componente biorenováveis numa formulação individual de tinta de impressão, para qualquer segmento ou aplicabilidade.

Os dados e análises são submetidos a um comitê técnico mantido pela NAPIM nos USA. Após a aprovação de uma empresa específica, um número de registo é emitido.

A Sellerink quer ser o seu fornecedor de tintas de impressão. O foco da empresa está na excelência em toda cadeia, desde o atendimento até o pós-venda. Sellerink tem sérios compromissos com o meio-ambiente, permitindo que seus clientes também possam evoluir nesse sentido, ficando acima das normas exigidas e acima da expectativa dos seus clientes e colaboradores.

A missão da Sellerink é criar condições para que o insumo tinta seja um elemento de destaque no seu produto, agregando valor, com produtos inovadores por meio de nossa estrutura de P&D.

Procure saber mais sobre as soluções Sellerink para o seu segmento ou para os produtos que você pretende desenvolver.

Use a experiência e a capacidade técnica da Sellerink para apresentar soluções, ainda em fase de desenvolvimento dos seus produtos, aos seus clientes.

Nosso laboratório está a inteira disposição e todos os ensaios podem ser realizados previamente, dando muito mais segurança aos seus projetos.

Sellerink também desenvolve projetos customizados para implantação de laboratórios de controle da qualidade em tintas e vernizes, como também produção in door de tintas especiais.

Nesses casos, a Sellerink apresenta o projeto completo, inclusive com o uso de software de formulações com link aberto com o laboratório Sellerink e a utilização de bases mix (concentradas) – B-Mix.

A produção interna de tintas especiais, até o volume máximo de 20 kg, representa uma economia entre 10 e 30% em custo. Uma outra economia importante é quanto ao volume de tinta não desperdiçado.

Enfim, a Sellerink tem uma solução customizada e personalizada para cada cliente e para cada projeto.

PROGRAMA DE TREINAMENTO

Desde 2002 a Sellerink tem um programa de treinamento para os seus clientes, com conteúdo próprio e customizado para cada segmento.


Se você gostou, veja também...

METALGRAFIA on March 27th, 2012

EXPOPRINT 2010 - DIA II on June 24th, 2010

METALGRAFIA - ALIMENTOS ENLATADOS on May 11th, 2011

A verdade sobre o alimento enlatado ! on November 17th, 2011

AS TINTAS DE IMPRESSÃO - POST 1 on November 28th, 2011

13set/18

TINTAS PARA IMPRESSÃO UV-CURE EM POLICARBONATO

FAMÍLIA 993 – UV SELLCARD CARBON FREE

Produto:   Tintas para impressão UV Carbon Free

Substratos:  Plásticos, especialmente Policarbonato com Laminação (cards)

Família de tintas de cura ultravioleta, com a principal característica de não conter carbonblack e outros compostos carbônicos em sua formulação.

Recentes pesquisas comprovam que as tintas com carbono específico na formulação, tem tendência a interação com energia do laser em gravação de dados variáveis.

Essa interação transforma a energia eletromagnética do laser em energia térmica, provocando a reação da tinta com o laser, causa uma série de problemas, principalmente em cartões laminados fabricados com policarbonato.

Para a impressão de suportes celulósicos, mesmo que o problema de aquecimento não aconteça, uma vez que a personalização do impresso não é a laser, existe uma tendência do carbono se concentrar no sistema de molhagem da impressora, podendo provocar em alguns casos, contaminação do impresso.

COMPOSIÇÃO

  • Oligômeros Acrilados
  • Monômeros
  • Pigmentos Orgânicos Carbon Free
  • Ceras de Polietileno
  • Fotoiniciadores
  • Estabilizantes

CARACTERÍSTICAS

Produtos desenvolvidos para a impressão em substratos celulósicos (família 991) e não celulósicos (família 993) - poliméricos (plásticos), especialmente o PVC e o Policarbonato.

A família 993 tem excelente resistência à delaminação e com essas características principais é a família de produtos Sellerink indicada para a confecção de cartões rígidos laminados com chip externo ou interno, gravação de dados variáveis por processo mecânico ou a laser.

As duas famílias têm reologia equilibrada para proporcionar excelente maquinabilidade para impressão offset úmido com cura ultravioleta.

Grande gama de cores, respeitando as características principais de Carbon Free, estas tintas podem ter diferenças em relação as cores Pantone®, pois os pigmentos utilizados são especialmente desenvolvidos para atender a característica principal e muitas vezes não é possível ser fiel à cor original solicitada.

FUNÇÃO

  • Impressão offset úmido ou seco com cura ultravioleta, em máquinas planas e/ou rotativas;
  • Impressão de suportes celulósicos (família 991) poliméricos (plásticos), especialmente PVC e PC (família 993);
  • Ideal para confecção de impressos de segurança que exijam tintas sem carbonblack e principalmente cartões rígidos laminados (cartões bancários, cartões de crédito, cartões de identificação (ID Cards), em PVC e/ou Policarbonato com gravação de dados variáveis a laser;
  • Na família 993, todas as tintas dessa família oferecem excelente resistência química e solidez a luz, adequadas a função e aplicabilidade

RECOMENDAÇÕES

  • Uso de solução de fonte adequada ao processo de impressão com cura ultravioleta
  • Utilização de álcool isopropílico de acordo com as recomendações do fabricante do equipamento de impressão, com dosagem máxima de 10% na composição da solução de molha
  • Energia de cura ultravioleta mínima recomendada: 75 mJ/cm2
  • Armazenamento em temperatura máxima de 35º e livre de incidência de luz direta (natural ou artificial)
  • Setup completo da máquina, com total descontaminação da rolagem e do sistema de molha, antes de se usar as tintas Carbon Free.

PRAZO DE VALIDADE

  • 12 Meses, salvo tintas especiais metálicas, luminescentes ou security inks.

Se você gostou, veja também...

METALGRAFIA - ALIMENTOS ENLATADOS on September 3rd, 2012

A História da Indústria Gráfica (Post V) on June 7th, 2010

CICLO DE PALESTRAS 2011 on April 13th, 2011

EXPOPRINT 2010 on June 20th, 2010

Tintas Offset II on September 19th, 2012

22fev/15

TINTAS ESPECIAIS PARA RÓTULOS E ETIQUETAS

Fundada em 1995 e totalmente comprometida com o atendimento a seus clientes, a Sellerink conseguiu lugar de destaque no Universo Gráfico Brasileiro.

Instalada em uma área de 5.000 metros quadrados, em uma planta que segue os padrões internacionais de organização e métodos. Equipamentos de última geração e com grande capacidade de produção, aliados ao rígido controle da qualidade, permitem à Sellerink atender a todas as exigências no fornecimento de tintas gráficas, para diversos segmentos e aplicações.

Parcerias nos dão acesso as melhores matérias-primas e insumos, controladas por um setor de pesquisa que trabalha diariamente na busca da melhoria contínua.

Estrutura

RECURSOS MATERIAIS

Veja alguns números que traduzem a estrutura Sellerink:

  • 5.000 metros quadrados de área construída
  • Equipamentos de última geração, incluindo 5 moinhos de esferas e equipamento exclusivo InkMaker para tintas especiais
  • 55  Colaboradores diretos
  • 14 Técnicos, com formação profissional ou superior, todos com atividade profissional regulamentada e amparada
  • Capacidade instalada para produção de 140 toneladas de tintas gráficas
  • 50 toneladas de capacidade instalada disponível
  • 80 ordens de fabricação por dia, apenas de tintas especiais
  • Sistema de prensas hidráulicas para envase semiautomático
  • 550 clientes ativos
  • 18 mil itens cadastrados e administrados em sistema
  • Média de 12 novos desenvolvimentos por dia

EXPERIÊNCIA

Apesar da pouca idade, a Sellerink conta com a experiência de um time técnico muito bem formado, com profissionais de excelente formação profissional. Nossa estrutura de P&D é dotada dos melhores equipamentos e nossas parcerias técnicas completam esse perfil.

Unidades de Negócios

A Sellerink tem forte atuação em praticamente todos os segmentos da indústria gráfica. A empresa se destaca na produção de tintas especiais, principalmente as de maior complexidade técnica.  As nossas principais unidades de negócios são as seguintes:

    SECURITY INKS

Forte  atuação no desenvolvimento e produção de tintas de segurança, com amplo catálogo de produtos e diversas aplicabilidades. Assessoria técnica integral ao gráfico.

    UV CURE PARA TODOS OS SEGMENTOS

Temos catálogo completo de tintas UV Cure, para todas as aplicações. Formulários pré-impressos, cartões bancários, rótulos, embalagens metálicas dentre outros segmentos são atendidos pela Sellerink

    ESPECIALIDADES PARA TODOS OS SEGMENTOS

Agilidade é marca registrada da Sellerink no atendimento das tintas com maior complexidade técnica. Trabalhamos com sistema INKMAKER que nos permite produzir uma tinta em tempo recorde. Nossos produtos atendem todas as normas de qualidade e confiabilidade, inclusive da indústria alimentícia, cosmética, brinquedos e afins.

Unidade de Negócio:

TINTAS PARA RÓTULOS

Temos produtos desenvolvidos para cada tipo de rótulo diferente. As famílias de produtos Sellerink estão direcionadas, com as mesmas características técnicas, para atender a necessidade específica de cada tipo de rótulo, como segue:

  • ROTULO AUTOADESIVO

. Com liner de papel     . Offset UV        . Flexo UV

. Com liner de filme      . Offset OX        . Cores especiais

. Verniz Ribbon                              . Verniz Fosco  . Verniz Brilho

  • SLEEVE (TERMOENCOLHÍVEL)

. Offset UV                        . Cores especiais

. Flexo UV                         . Prata Alta Cobertura

. Branco Opaco Alta Cobertura

  • IN MOULD LABEL

. Offset UV                        . Cores especiais            . Verniz In Mould

. Flexo UV                         . Vernizes especiais

  • RÓTULO MAGAZINE

. Offset UV                        . Cores especiais

. Flexo UV                         . Vernizes especiais

  • ROLL LABEL

. Offset UV                        . Cores especiais

. Flexo UV

Fatos Rápidos

83%

Das vendas Sellerink são de especialidades

31%

Dos recursos humanos da Sellerink são de profissionais de nível técnico ou superior

62%

Das vendas Sellerink tem entrega entre 4 e 12 horas do pedido.

Se você gostou, veja também...

Tintas e Impressos de Segurança (Post VIII) on July 19th, 2010

METALGRAFIA on March 27th, 2012

Tintas e Impressos de Segurança on May 31st, 2010

Metalgrafia (Post 6) on October 20th, 2010

FLEXOGRAFIA SELLERINK on May 28th, 2013

27jan/15

EMBALAGEM DE AÇO – RECICLAGEM

abrafatiexpress350

Se você gostou, veja também...

SOLUÇÃO DE FONTE (POST 5) on July 12th, 2011

Controle da Cor on November 16th, 2011

METALGRAFIA - ALIMENTOS ENLATADOS on September 3rd, 2012

Tintas e Impressos de Segurança (Post 15) on October 19th, 2010

RadTech UV&EB 2010 on May 25th, 2010

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn